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Processed Fruit & Juice Opportunities in Brazil
Código: 146

Processed Fruit & Juice Opportunities in Brazil

Referência: 415

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Relatório em inglês
Publicado em:  2009

As exportações Brasileiras de frutas processadas foram de US$ 2,2 bilhões em 2008, no entanto, ao se excluir citros – FCOJ – este valor cai para US$ 184 milhões. Embora as receitas de exportação não-cítricas tenham aumentado em 14% a cada ano desde 2004, o Brasil é percebido como um jogador de segunda categoria, atrás de países como Colômbia, Equador e Índia. Além disso, uma boa proporção - 32% - das exportações de frutas são das comuns, incluindo uva, maçã e abacaxi. Pouco mais de dois terços do total das exportações de frutas processadas pode ser considerado tropical, semitropical ou frutas ‘superiores’. A categoria de frutas ‘superiores’ no Brasil está processando atualmente cerca de 10 tipos de frutas. Entre elas estão o açaí, acerola, cupuaçu e camu-camu. A maior parte destas frutas processadas é consumida no mercado interno, no entanto, as exportações começaram a crescer nos últimos cinco anos como resultado das campanhas de marketing bem sucedida nos EUA e na Comunidade Européia. A indústria brasileira de processamento de frutas vendeu um valor estimado em US$ 3,8 bilhões em 2008. Excluindo a indústria de citros, as receitas totalizaram US$ 1,7 bilhões, dos quais 93% se referem aos sumos de frutos e polpa. Apenas 7% do mercado total refere-se a outras frutas processadas, que incluem as pastas de frutas, frutas enlatadas, doces e geléias e frutas secas.
 

As principais questões a serem respondidas neste estudo

 

  • Há quantidade suficiente e sustentável de frutas processadas para o mercado?
  • Quais frutas ‘superiores’ processadas estão sendo exportadas?
  • Quais empresas são as principais exportadoras?
  • Quais as grandes empresas de importação?
  • Onde estão as frutas, sucos e polpas de frutas produzidas no Brasil?
  • Quais são os preços para exportação da cadeia de frutas processadas?
  •  Existem oportunidades de investimento nesses mercados?
  • Quais as tendências gerais no segmento de frutas no Brasil?
  • Quais são os principais obstáculos?

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